A CONTRIBUIÇÃO DO MENTORING NAS ORGANIZAÇÕES E O GANHO EM COMPETITIVIDADE NO MERCADO

Israel Dutra Ferreira, Mariana Garcia, Marion Costa, Elida Boeck

Resumo


Pesquisa- Graduação- Algumas ferramentas de desenvolvimento profissional são cada vez mais utilizadas pelas empresas com o intuito de melhorar o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, alcançar melhores resultados. Uma destas práticas é o processo de mentoring, que vem crescendo e tornando-se fundamental às organizações. O objetivo da presente pesquisa se refere a utilização da técnica de mentoring, bem como seu método para o desenvolvimento dos colaboradores nas organizações. Para o atingimento dos objetivos propostos para esta pesquisa, utilizou-se como método de trabalho a pesquisa exploratória e descritiva. Mentoring é o nome do processo de transposição de conhecimento, realizado com a ajuda de um mentor. Para ARTIGAS, 2012 é o profissional que irá estimular o desenvolvimento de um outro em início de carreira ou cargo em uma determinada corporação. Identificou-se que o mentor atua como o alicerce do profissional e representa o guru na carreira que o profissional almeja seguir. O mentor normalmente é alguém que está na empresa e na área que o profissional irá atuar.Há os que colocam suas dúvidas numa conversa informal e há os que, de forma planejada, marcam encontros periódicos, a fim de desenvolver as habilidades e competências. Conclui-se que o mentor é uma espécie de espelho em que o funcionário visualiza seu crescimento, por isso, ele mesmo será responsável por essa escolha ou poderá ser orientado pelo RH para tomar a melhor decisão. A ideia é desenvolver as pessoas de acordo com o que a empresa em questão espera do desempenho profissional.

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