A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA PARA ATUAÇÃO COM A POPULAÇÃO LGBTQIAPN+

Vinícius de Vargas Leite, Laura Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: O Conselho Federal de Psicologia - CFP, em sua resolução nº 001/1999, estabeleceu as primeiras normas de atuação técnica para psicólogos em relação à orientação sexual e desde então vem passando por atualizações conforme as transformações da sociedade e o progresso das políticas públicas de inclusão. Portanto, torna-se imprescindível que os acadêmicos de Psicologia estejam preparados para lidar com os mais diversos públicos e capacitados a oferecer uma escuta qualificada baseada nos princípios éticos que regem a profissão. OBJETIVOS: Analisar o conhecimento dos acadêmicos de Psicologia acerca do tema e como os estudantes avaliam seu preparo para trabalhar com a comunidade LGBTQIAPN+.METODOLOGIA: Aplicou-se um questionário estruturado com os alunos a partir do quarto semestre de graduação. Em seguida, realizou-se a análise do material e as respostas foram computadas e articuladas com a literatura. RESULTADOS: Identificou-se que, em geral, os alunos têm conhecimentos básicos sobre o tema. Quanto às questões relacionadas ao estudo do assunto, há uma divisão entre os que conhecem e aqueles que afirmam precisar estudar mais. Os dados apresentados mostraram que a maioria desconhece as resoluções e normas técnicas dispostas pelo Conselho. Mais da metade não se sente preparado para trabalhar com o público LGBTQIAPN+. Entretanto, uma parcela significativa acredita que o curso proporciona o espaço para debater sobre o tema e gostaria que fosse mais enfatizado durante a graduação. CONCLUSÃO: Conclui-se que os acadêmicos de Psicologia apresentam conhecimento superficial sobre as pautas da comunidade LGBTQIAPN+, sobretudo no que tange às normas regidas pelo CFP.

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