ÉTICA E GÊNERO NO FUTSAL FEMININO EM COMPETIÇOES ESCOLARES Gustavo Henrique Bosholn Maria Cristina Chimelo Paim

Gustavo Henrique Bosholn

Resumo


Resumo

O presente estudo tem como objetivo explicar o trabalho desenvolvido com a equipe de futsal feminino na Escola Municipal Irmão Quintino pelo grupo de acadêmicos do PIBID educação Física Ulbra Santa Maria. As atividades foram realizadas com meninas de 12 a 15 anos, uma vez por semana, na quadra da escola. Os treinamentos foram realizados uma vez por semana na quadra da escola, a metodologia utilizada foi à metodologia desenvolvimentista que está relacionada com o desenvolvimento motor do indivíduo e tem como foco ensinar e aperfeiçoar as habilidades motoras através de atividades de acordo com a faixa etária em que eles se encontram. Com a base nos resultados obtidos percebe-se que os objetivos do projeto estão sendo atingidos: A equipe feminina foi montada, estamos treinando semanalmente para que a equipe represente as escolas em eventos esportivos oficiais, a aderência, comprometimento e responsabilidades das meninas nesses três meses de trabalho e crescente. Quanto ao aspecto técnico, percebe-se uma evolução permanente da equipe, pode-se inferir pelos treinamentos que a equipe está preparada para os Jogos Escolares de Santa Maria; Quanto aos valores de ética e gênero também se justificaram, o grupo é unido onde todas caminham junto e foi provado que futsal pode ser jogado por meninas sim e com equipe representativa, fato inédito na Escola Municipal Irmão Quintino. O trabalho está sendo produtivo para os alunos e também para os professores que aprenderam muito com esse grande desafio.

 

Palavras Chaves: Futsal Feminino; Ética; Gênero


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