SPSS ou BIOESTAT? SUAS DIFERENÇAS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA

Rodrigo Fioravanti Pereira

Resumo


A Estatística é largamente utilizada em cursos de graduação nas mais diversas áreas devido a sua capacidade de apresentar e analisar dados, sendo crucial em pesquisas quantitativas. Ela se popularizou com o advento dos computadores pessoais e dos softwares específicos, atingindo, desta forma, áreas distintas à Matemática, tal como a área da Saúde. Com isto, surge uma demanda por metodologias de Ensino de Estatística que aliam o conteúdo específico e as ferramentas computacionais ao público a que se destina. Este artigo refere-se a um projeto de pesquisa em andamento que busca identificar as potencialidades didáticas de dois softwares estatísticos amplamente difundidos na área das ciências da saúde, o SPSS e o Bioestat. Para tal, serão desenvolvidas e aplicadas metodologias de Ensino que respeitem as potencialidades de cada software. Elas serão desenvolvidas com dois grupos de estudantes de Nutrição do Centro Universitário Franciscano, um grupo utilizará o SPSS e o outro o Bioestat. Os resultados serão comparados por um questionário aberto sobre o conteúdo Teste t de uma ou duas amostras, utilizando dados provenientes de uma pesquisa da área da Nutrição. Até o momento, os resultados apontam para uma maior robustês do SPSS pois conta com uma gama de ações pré-definidas que facilitam a análise dos dados sem a necessidade de um software auxiliar para organiza-los. Por sua vez o Bioestat possui uma linguagem mais simples além de um bom material de apoio, trazendo inclusive exemplos da área da saúde. Embora o trabalho esteja em seus primeiros passos já se mostram evidentes as diferenças entre os softwares e a necessidade da criação de metodologias de Ensino que respeitem estas diferenças.

Palavras-chave


Softwares Estatísticos; Bioestatística; Metodologias de Ensino

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Referências


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