O BRINCAR HEURÍSTICO NA CRECHE

RAFAELA PETERMANN

Resumo


Este trabalho tem a intenção de analisar os saberes que constituem as práticas docentes na Educação Infantil com ênfase no brincar heurístico.  Dessa forma, o trabalho é problematizado pela seguinte questão: “quais os desafios e as possibilidades que o brincar heurístico traz ao trabalho dos professores?”, tendo como objetivo geral investigar os desafios e possibilidades que o brincar heurístico proporciona ao trabalho docente na Educação Infantil. O trabalho esmiúça-se nos seguintes objetivos específicos: caracterizar o contexto da educação infantil, estudar o brincar heurístico além de analisar as contribuições e desafios para o trabalho pedagógico. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, está articulada a ações que propõem a exploração do mundo à sua volta, incumbidas no processo de ensino e aprendizagem. É durante as investigações, interações e brincadeiras que a criança enfrenta desafios, constrói, interage, lida com frustrações, aprende e se desenvolve. Neste sentido, é preciso garantir condições para que as crianças possam desenvolver um papel ativo, oferecendo um ambiente convidativo, materiais diversificados e muitos desafios, oportunizando a construção de aprendizagens sobre si, os outros e o mundo. O trabalho na Educação Infantil; instituído no Referencial Curricular Gaúcho (RCG, 2018); não acontece através da transmissão de informações, mas sim pela experiência. A linguagem própria da infância é o brincar, bem como as diferentes experiências e o cuidado, oportunizando um desenvolvimento integral e saudável. Assim, um trabalho de qualidade se efetiva na Educação Infantil, em que o processo ganha importância e não apenas o final da experiência, tornando visível e dando significado ao que acontece na escola.


Palavras-chave


Educação Infantil, Brincar Heurístico, trabalho docente.

Referências


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