PARTO HUMANIZADO: DOULAS E ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS NA ASSISTÊNCIA AO NASCIMENTO

Bianca dos Santos Lima

Resumo


RESUMO

Humanização, termo que retoma valores éticos e morais, e que, nos dias de hoje é o principal alicerce para uma boa sociedade, já que traz de volta virtudes humanas que estão sendo esquecidas, principalmente quando nos referimos a ela durante a assistência ao nascimento. Diante desta constatação, o trabalho realizado discorre sobre a humanização durante o parto, sendo os agentes necessários para que isto aconteça à Enfermeira Obstetra e/ou Doula. Estas vêm crescendo no cenário da parturiente, uma vez que auxiliam o casal ou a mulher antes, durante e após o parto, minimizando riscos e diminuindo as incidências de cesáreas. Para isso o Ministério da Saúde (2014) nos diz que a humanização no nascimento vem trazer as conquistas recentes da ciência, que nos oferecem segurança, sendo a enfermagem a profissão chave para mudanças de paradigmas, aceitando desafios que retomem uma maior atenção ao parto. Objetivo: conhecer a atuação do Enfermeiro Obstetra, juntamente com Doulas na assistência humanizada ao processo de nascimento. Metodologia: consistiu de pesquisas na literatura; a localização das fontes ocorreu em biblioteca convencional e em sistema de busca na internet como o LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde) e SciELO (Scientific Electronic Library Online) no período de junho a julho de 2016. Foram definidas as seguintes palavras chaves: Parto Humanizado, Enfermagem e Humanização da Assistência. Resultados e considerações: Com base nas pesquisas realizadas, percebeu-se que, a Enfermeira Obstetra e a educadora perinatal são fundamentais no pré, intra e pós-parto, uma vez que promovem um ambiente mais afável para mãe-bebê e estimulam a autonomia da mulher. Em contrapartida, protocolos de instituições de saúde e rotinas assistências tradicionais, dificultam o trabalho de obstetrizes e doulas.

Palavras chaves: Parto humanizado; Enfermagem; Humanização da Assistência. 


Palavras-chave


Enfermagem obstétrica; Enfermagem; Humanização da Assistência.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA, Monique, et al. Apoio emocional oferecido às parturientes: opinião das doulas. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde. São Paulo, v. 2, n. 3, p. 18-31. Ago/Nov2012.

GARCIA, Selma; LIPPI, Umberto; GARCIA, Sidney. O parto assistido por enfermeira obstetra: perspectivas e controvérsias. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. Fortaleza, v. 23, n. 4, p. 380-388. Out/dez 2010.

REIS, Thamizaet al. Enfermagem Obstétrica: contribuições às metas dos objetivos de desenvolvimento do milênio. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre, v. 36, p. 94-101. Jul/nov 2015.

SOUZA, Taisa; GAIVA, M. Aparecida; MODES, Priscilla. A humanização do nascimento. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 479-486. Nov/ago 2011.

CAUS, Elizet al. O processo de parir assistido pela enfermeira obstétrica no contexto hospitalar: significado para as parturientes. Revista de Enfermagem Escola Anna Nery. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 34-40. Abr/out 2012.

SILVA, Raimunda et al. Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas no trabalho de parto e no parto. Revista de Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 17, n. 10, p. 2783-2794. Abr/jul2012.

MALHEIROS, Paollaet al. Parto e nascimento: saberes e práticas humanizadas. Revista Texto Contexto Enfermagem. Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 329-337. Abr/jun 2012.

SILVA, Taís; COSTA, Guilherme; PEREIRA, Adriana. Cuidados de enfermagem obstétrica no parto normal. Revista Cogitare Enfermagem. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 87-87. Out/fev 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Humanização do parto e do nascimento. Disponível em:http://www.redehumanizasus.net/sites/default/files/caderno_humanizasus_v4_humanizacao_parto.pdf. Acesso em 25 de Julho de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA