PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA ADAPTAÇÃO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE TDAH

MICHELE DE BARROS CORRÊA, MICHELE TATSCH, CRISTIANA CANEDA

Resumo


Alunos com dificuldades na aprendizagem se apresentam como um desafio e como uma frequente realidade no meio educacional, e com isso, surge à necessidade de estudar propostas de ensino que contemplem um melhor processo de ensino para os alunos. Este estudo discute o desenvolvimento para adaptação e promoção da aprendizagem de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) possibilitando a compreensão das concepções da equipe escolar, as quais apontam desajustes no organismo do sujeito como impedimento a práticas eficazes de ensino aprendizagem. A seguinte pesquisa teve caráter qualitativo e analisada a partir de referencial bibliográfico. Em seguida, apresenta-se a estruturação teórica acerca do transtorno e suas implicações na vida do indivíduo. Entrando na concepção educativa, se faz uma conceitualização dos processos da construção de conhecimento para que, posteriormente, sejam apresentadas metodologias alternativas de ensino, como atividades lúdicas e o uso de jogos, associadas com a teoria que comprova sua capacidade de possibilitar a exploração das habilidades dos alunos e que promovem maior interesse no processo de aprendizagem, para que seja concretizada sua realização. Essas práticas, em alunos com essa condição, estimulam as capacidades de memória, concentração e amenizam comportamentos que antes eram vistas como sintomáticas e a causa de sua dificuldade para o ensino, e fortalecer suas capacidades para que se torne possível. Conclui-se que a perspectiva teórica utilizada possibilita não apenas um olhar aprimorado para os problemas de adaptação, desatenção e comportamentos hiperativos, mas também um novo planejamento de práticas elaboradas capazes de promover o desenvolvimento da aprendizagem.

Palavras-chave


TDAH; aprendizagem; desenvolvimento

Texto completo:

PDF

Referências


Biederman, J. (2005). Attention-deficit/hyperactivitydisorder: A selective overview. BiologicalPsychiatry, 57(11), 1215-1220.

Cornejo, J. W., Osío, O., Sánchez, Y., Carrizosa, J., Sánchez, G., Grisales, H., ... Holguín, J. (2005). Prevalência deltrastorno por déficit de atención-hiperactividadenninos y adolescentes colombianos. Revista De Neurologia, 40(12), 716-722.

COSTA, C. R.; MOREIRA, J. C. C.; JUNIOR, M. O. S. Estratégias de Ensino e Recursos Pedagógicos para o Ensino de Alunos com TDAH em Aulas de Educação Física. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 21, n. 1, p. 111-126, Mar. 2015.

GRAEFF, R. L.; VAZ, C. E. Avaliação e Diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Disponível em:

REIS, M. G., CAMARGO, D. M. P., Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH. Psicologia Escolar e Educacional, 2008. Disponível em: ISSN 1413-8557

SHIMIZU, V. T.; MIRANDA, M. C. Processamento sensorial na criança com TDAH: uma revisão de literatura. Rev. Psicopedagogia, v. 29, n.89: 256-68, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)