OFICINAS LUDICAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: DESVENDANDO A EUROPA

Stefani Caroline Bueno Rosa

Resumo


RESUMO

O ensino de Geografia vem buscando diferentes metodologias e técnicas para que o aluno aprenda de uma forma efetiva e prazerosa. Entre estas metodologias pode-se destacar o uso de jogos e as atividades lúdicas. Para a utilização destes instrumentos didáticos se exige planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada. Este trabalho apresenta metodologia de uso de jogo e atividades lúdicas PIBID-Geografia, ULBRA- Canoas.  A atividade envolve o planejamento, a confecção de um jogo de tabuleiro e a elaboração de atividade lúdica, visando introduzir o tema Europa, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental.  O uso de jogos no ensino de Geografia visa desenvolver habilidades cognitivas, intelectuais e comportamentais no processo de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


ensino de Geografia; jogos, oficina; lúdico;

Texto completo:

PDF

Referências


PIAJET, J. A psicologia da criança. Ed.: Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998;

WINNICOTT , D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA