O uso do Cordel no ensino de Geografia

Thais Cardoso Dias, Jessica Luiz Vieira, Jussara Alves Pinheiro Sommer

Resumo


O presente trabalho apresenta aplicação de metodologia de oficinas no utilizada pelo PIBID-Geografia, da Universidade luterana do Brasil. Essa metodologia é baseada em o aluno aprender de forma prática utilizando o conhecimento prévio teórico. Busca-se com essa metodologia que os alunos desenvolvam competências e habilidades para aplicar os conceitos geográficos para que haja uma aprendizagem significativa. O instrumento didático utilizado para desenvolver o conteúdo de biomas do Brasil foi a elaboração de Cordel.  O Cordel é um texto que visa a elaboração de rimas para a elaboração de um Cordel, realizadas pelos bolsistas do PIBID- Geografia da ULBRA. Para isso foi definida a confecção do Cordel como instrumento didático metodológico pois desenvolve competências na escrita de rimas, na expressão oral pois necessitaram declamar a poesia, habilidade de desenho, e pintura além de conceitos específicos sobre os Biomas.

Palavras-chaves: Biomas, Cordel. Pibid, Geografia, oficinas.


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Referências


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