EDUCAÇÃO, ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DA MOTRICIDADE EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRUNA LEÃO D SILVA, LARISSA JAIME ROSA

Resumo


Resumo: O objetivo do presente artigo é acompanhar partes do processo de educação existente em uma das escolas que possuem educação infantil na rede pública de ensino, a evolução motora do desenvolvimento motor das crianças e avaliar a motricidade fina, de crianças de 04 à 05 anos de idade da escola Aracy Barreto Saccis na cidade de Santa Maria. Participaram desse estudo dezesseis (16) crianças de ambos os sexos, porém foram avaliadas somente oito (8), conforme os critérios de avaliação e suas diferenças. As crianças foram avaliadas de acordo com a escala de desenvolvimento de Denver II, onde se testou a motricidade fina das mesmas, através de seis atividades que existem propostas na escala de Denver II. Concluiu-se no estudo que as  crianças na idade pré-escolar avaliadas  apresentaram importante suspeita no atraso na aquisição das habilidades motoras finas, assim como dificuldades em desenvolver vários tipos de atividades relacionadas. Levantou-se a preocupação com a questão por que esse tipo de atraso motor  pode ter um impacto negativo no desempenho escolar e nas aquisições motoras futuras da criança, podendo causar grande influência no processo de aprendizagem, no caminho do acesso a informação e a absorção das informações que envolvem todo o processo de construção do conhecimento, nas relações de socialização, troca de informações dentre outros.  Sendo de tamanha importância o conhecimento sobre estes aspectos, sabem que estes atrasos podem afetar a criança em todo o transcorrer de suas vidas, inclusive afetando suas evoluções quanto adultos.

Palavras-chave: motricidade fina /crianças / desempenho escolar.


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