A Abordagem da Sexualidade no Ambiente Escolar

Karina Cardoso, Rosemeri Pereira Bordignon, Camila Nunes Barreto

Resumo


A sexualidade ainda é pouco trabalhada no ambiente escolar, sendo permeada por tabus e preconceitos. Ao tratar deste tema é essencial a articulação de ações entre saúde e educação,  e a inclusão de discussões pautadas no diálogo horizontal. O estudo possui como objetivo descrever a importância de abordar a temática sexualidade no ambiente escolar. Trata-se de uma revisão narrativa, realizada em biblioteca convencional, na base de dados LILACS e na Biblioteca Virtual SCIELO, no período de Julho de 2017. As produções selecionadas compreendem artigos científicos, livros e manuais. Ao tratar da temática de sexualidade, esta não pode ser vista de maneira unilateral, uma vez que não é conteúdo de uma disciplina apenas, mas um eixo perpassa todas as áreas de conhecimento, pois relaciona-se com as práticas diárias de cada individuo. Destaca-se a necessidade de educação continuada para atuação do educador, profissional de saúde e comunidade em geral acerca do tema, a fim de desmistificar tabus e preconceitos. A sexualidade deve ser vista de maneira multidimensional, pois envolve questões socioculturais e dinâmicas de cada indivíduo, logo deve ser   objeto de discussão no ambiente escolar, assim possibilita-se a troca de ideias e a corresponsabilidade do cuidado.

 


Palavras-chave


Sexualidade, Temas transversais, Educação em Saúde

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Orientação Sexual. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FEIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ªed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA. DSpace software copyrigh, 2003. Disponível em: http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/bitstream/handle/123456789/11461/10.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acessado em 10 de jul, 2017.

NOTHAFT, Simone Cristine dos Santos et.al. SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE NO DISCURSO DE EDUCADORES: POSSIBILIDADES PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS. • Rev Min Enferm. 2014 abr/jun; 18(2): 284-289 . Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/v18n2a03.pdf . Acesso em 10 de jul. 2017.

ROHDEN, Fabíola et. al. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. – Rio de Janeiro : CEPESC; Brasília : SPM, 2009. Disponível em: http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2014/ig/pdf/genero_diversidade_escola_2009.pdf . Acesso em 10 de jul. 2017.

RESSEL, L. B.; et al. Representações culturais de saúde, doença e vulnerabilidade sob a ótica de mulheres adolescentes. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem; 13; 552-57; 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA