DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Martha Luiza Streck, Marina Borges Andres

Resumo


Sabe-se que a sociedade está em constante transformação, e da mesma forma, a escola também precisa repensar as suas práticas, indo além das questões de ensino-aprendizagem, abrangendo também questões sociais e valores, já que estes são fatores que estão diretamente ligados com aprendizagem e comportamento, que por sua vez, também interessam as instituições escola e família. Considera-se fundamental a participação da família no contexto escolar, e para “trazer” as famílias para a escola, é importante que sejam pensadas estratégias diferenciadas, que saiam dos moldes tradicionais (no qual professores e gestores falam, e pais e alunos ficam passivos, apenas escutando aquilo que lhes é falado). Reconhecendo a necessidade de pensar novas estratégias para alcançar as famílias dos seus alunos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Três de Maio, que fica situada na localidade de Linha Teotônia, interior do município de Agudo – RS, promove a 5 anos o “Dia da família na Escola”, trata-se de um dia em que pais/responsáveis, alunos, professores e comunidade dirigem-se para a escola, com o intuito de dialogar, trocar ideias, sugerir, interagir, discutir, buscar soluções, escutar e ser escutado. A gestão da escola, considera o Dia da família na escola um importante instrumento de aproximação e criação de vínculo entre família-comunidade-escola, vínculo este que é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho que seja significativo para os sujeitos envolvidos no contexto escolar. Nesse sentido o presente trabalho vai apresentar um relato de como acontece o Dia da família na Escola, articulando com aquilo que aponta os referenciais teóricos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA