DESENVOLVENDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS A PARTIR DE ATIVIDADES COM JOGOS

Paula Schneider dos Santos, Taís Fim Alberti

Resumo


O trabalho é um relato de experiência do grupo GEPEPE-UFSM, de um projeto realizado em uma escola municipal da cidade de Santa Maria-RS denominado “A  Psicologia vai para a escola: articulando saberes e fazeres”. O projeto foi realizado por meio de oficinas quinzenais que se utilizavam de jogos e atividades lúdicas, em que o principal tema abordado foi “relações interpessoais”.O público alvo do projeto foi crianças e adolescentes do sexto ano do ensino fundamental e tinha como objetivo proporcionou aos alunos momentos de diálogo, discussão, reflexão sobre aspectos relacionados às relações interpessoais como: colaboração/trabalho em equipe, curiosidade/criatividade, comunicação assertiva e emoções. Este trabalho propiciou um importante espaço de expressão de sentimentos, principalmente através da linguagem dos jogos e das brincadeiras. Essas ferramentas lúdicas possibilitaram uma melhoria na qualidade das relações entre os alunos, e deles para com todos os que os cercam diariamente, principalmente na relação com os professores,  desenvolvendo sentimentos de coletividade, colaboração e empatia. Pode-se perceber que por meio do jogo  é possível  trabalhar aspectos referentes a convivência em grupo e as relações interpessoais, de forma muito produtiva e cooperativa. Os jogos podem ser considerados como importantes recursos para o desenvolvimento de novas práticas no contexto escolar, voltadas à transformação das relações sociais, colaborando também para o desenvolvimento de relações educativas solidárias. Além disso houve a desconstrução de algumas concepções relacionadas ao trabalho do psicólogo escolar, pois redirecionou-se o olhar individual que se tem dos “problemas de aprendizagem”.



Palavras-chave


JOGOS; PSICOLOGIA; ATIVIDADES LÚDICAS

Texto completo:

PDF

Referências


GRIGOROWITSCHS, T. Jogo, processo de socialização e mimese:Uma análise sociológica do jogar infantil coletivo no recreio escolar e suas relações de gênero.2007, 167f. Dissertação ( Mestrado em Educação). São Paulo,SP, 2007.

MAURÍCIO, T. J. Aprender brincando: O lúdico na aprendizagem. Disponivel em: . Acesso em: 28/08/16.

NASCIMENTO,L.M.F. ET AL. A importância do jogo na educação infantil. 2011, 59f. Monografia (Graduação em Pedagogia). Serra,ES, 2011.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: LURIA, A. ; LEONTIEV, A. N.; VYGOTSKY, L., e outros. Psicologia e pedagogia: Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA