PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS: OPÇÃO OU NECESSIDADE?

Kélly Emilli Becker, Flávia Castagnino Molina

Resumo


Os indivíduos em qualquer estágio da vida e nos mais diversos ambientes estão sujeitos a se acidentarem ou sofrerem um mal súbito. Nestas situações, as consequências são proporcionais à gravidade do ocorrido e à qualidade dos primeiros socorros ofertados. Este trabalho possui como objetivo destacar a necessidade da disciplina e/ou treinamento de primeiros socorros para professores e alunos do ensino básico, e também descrever os acidentes mais frequentes. Trata-se de uma revisão narrativa, a partir das produções cientificas contidas na base de dados LILACS e na Biblioteca Virtual SCIELO referentes a primeiros socorros e educação em saúde para professores e alunos. Foram consultados artigos publicados entre 2003 a 2016, sendo selecionados para este estudo cinco artigos e dois manuais. O estudo foi realizado em julho de 2017. Constatou-se que muitos professores estão despreparados para agir numa situação de urgência, visto que o tema é  pouco trabalhado na formação dos educadores e no ambiente escolar. Verifica-se esta necessidade devido ao crescente número de acidentes em locais públicos, sendo possível qualquer pessoa leiga com treinamento realizar os primeiros socorros de maneira efetiva, diminuindo complicações e/ou desfechos negativos.

Palavras- chaves: Primeiros socorros, Educação em saúde, Professor.

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Primeiros socorros, Educação em saúde, Professor.

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