UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O GAUCHISMO NO ÂMBITO ESCOLAR E SUAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO

Ben Hur Graboski Pinheiro, Fernanda Marques da Silva, Elenise da Silva Pereira, Eliane Fraga da Silveira

Resumo


A grande identificação com o gauchismo no setor educacional pode ser evidenciada por meio da importância dada às alegorias, vestimentas e costumes, e na forte participação da comunidade escolar nesse movimento cultural organizado. Junto com as manifestações tradicionais gaúchas, são reforçados os papéis desempenhados pelas personagens que constituem a historiografia gauchesca, como também, a relação desigual entre esses papéis, em que os gêneros estão explicitamente separados de acordo com o conjunto de valores atribuídos ao papel do “gaúcho” e ao papel da “prenda”. O objetivo desse trabalho é analisar alguns padrões culturais estabelecidos por meio dessa supervalorização cultural e sua presença no âmbito escolar, bem como as representações de gênero contidas na historiografia gauchesca. O interesse por esse estudo etnográfico teve seu princípio ao ser constatada a intensa presença do tradicionalismo gaúcho na instituição de ensino onde foi realizada a observação participante, durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I. Na referida instituição, localizada no município de Guaíba/RS, há um galpão construído pela comunidade escolar, que fica aos cuidados do Departamento de Tradições Gaúchas originado na instituição. O colégio também inaugurou o projeto “Fábrica de Gaiteiros” que, desde 2008, oferta aulas particulares de gaita para jovens de 7 a 15 anos de forma gratuita, utilizando as gaitas de fabricação própria. Mostrou-se nítida a importância da releitura dessas práticas culturais presentes no âmbito escolar, pois, sem serem problematizadas, podem contribuir na perpetuação dos padrões culturalmente atribuídos à pessoa nascida no Rio Grande do Sul, reforçando a construção hierárquica de gênero presente nessa vertente cultural.

Palavras-chave


Gauchismo; Gênero; Estereótipos.

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