IDENTIDADE E AUTONOMIA

Samara da Silva Machado, Silandra Badch Rosa

Resumo


O trabalho a ser apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular de Educação Infantil, realizado na Escola de Educação Infantil Guri e Guria, situado no município de Cachoeira do Sul, com os alunos da turma extra, durante o turno da manhã, supervisionado pela Professora Orientadora Silandra Badch Rosa. O Projeto de Intervenção Pedagógica abordou a temática “Identidade e Autonomia”, uma vez que, educação infantil é um lugar de aprendizagem, socialização e brincadeiras. Considerando que a construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social, assim como a autonomia. Durante o estágio procurei desenvolver atividades diferenciadas, relativas a temática, trabalhando com uma metodologia prática, embasada no lúdico, jogos, brincadeiras, nas próprias criações e interações dos alunos. O referido projeto teve como objetivo promover a integração das crianças, a apropriação da escrita e da oralidade, a valorização de seu nome, através do fortalecimento da identidade e autonomia. Ao longo da prática foi notório o desenvolvimento das crianças por intermédio dos jogos e brincadeiras realizadas. Todos os alunos durante o estágio mostraram-se envolvidos e participativos nas atividades propostas. Demonstraram curiosidade, atenção e entusiasmo, portanto, os resultados foram satisfatórios, atendendo as expectativas. O Estágio Curricular de Educação Infantil é uma etapa importante na vida acadêmica de um pedagogo (a), este período de experiência contribuiu e agregou muitos conhecimentos para minha formação acadêmica. E faz-se importante destacar que este, reforçou mais o meu desejo de me tornar uma docente, que faça a diferença na educação. 

 


Palavras-chave


educação infantil; estágio curricular; interações sociais;

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Referências


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Acesso em: 14/05/2017


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