MEU, SEU, NOSSO TEMPO DE BRINCAR: ORGANIZAÇÃO DO TEMPO, ESPAÇO E MATERIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Gabriele de Andrade Rocha, Paula Adriana Rodrigues

Resumo


Este trabalho surgiu por meio do curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil na Universidade Federal de Santa Maria. O local em que foi realizada pesquisa foi na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA). Assim, foi realizado observações e atuação em uma das turmas multi-idade da Unidade de modo a [re] significar ainda mais o trabalho pedagógico pensando nas demandas das crianças. Deste modo, surgiu o desafio de problematizar novas formas de exploração e de organizações dos espaços, tempos e materiais, com a intencionalidade de possibilitar o protagonismo das crianças como também as relações entre elas e as demais pessoas relacionadas no contexto. Com o trabalho colaborativo dos profissionais da Unidade, foi possível dar início a [re] organização de alguns espaços na turma. Estes espaços foram organizados de modo que as crianças pudessem explorar durante o dia como diversos materiais estruturados e não estruturados. Ao brincar naqueles espaços, as crianças construíram novos conhecimentos, criando e recriando novos materiais dentro de seus tempos. Deste modo, por meio destas ações feitas junto às crianças, foram apresentados pontos importantes relacionados ao trabalho baseado na escuta sensível, que é realizado na Educação Infantil.

Palavras-chave


Espaço; Tempo; Materiais;

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016.

Projeto político-pedagógico do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo. Santa Maria, 2015.

RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e ap ende. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

VIANNA, A. CASTILHO, J. Percebendo o corpo. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). O corpo que fala dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA