BRINCANDO DE FAZER ARTE EM UM AMBIENTE MULTIETÁRIO

Paula Adriana Rodrigues, Gabriele de Andrade Rocha

Resumo


Há dois anos temos vivenciado uma nova proposta educacional na Unidade De Educação Infantil Ipê Amarelo, UFSM, Santa-Maria, RS, que são as turmas de multi-idade. Podemos afirmar que a mesma proposta está baseada na abordagem educacional desenvolvida nos centros de infância e pré-escolas de Reggio Emilia e San Miniato. Por meio de leituras, relatos, debates nas formações pedagógicas, trocas de experiências entre professores buscou-se relatar a experiência e o olhar de uma professora da Instituição por meio da prática desenvolvida e uma das suas vivências numa das turmas de multi-idade com crianças de um ano e meio a cinco anos e onze meses. Apoiando-nos em registros, nas observações e nas imagens registradas durante o desenvolvimento das propostas, bem como as interações e relações entre a professora e crianças. Inicialmente, faremos uma breve apresentação sobre esta nova proposta que estamos vivenciando no momento na Instituição, que nos instiga a refletir sobre nossa prática diária e a pensar sobre a importância da organização de materiais e espaços pensados para atender as necessidades das crianças. Nesse contexto a escola possui um papel fundamental na vida dos indivíduos, pois é um espaço formador de experiências, conhecimentos, sentimentos e ideias compartilhadas entre todos que fazem parte deste contexto. Neste ambiente o professor atua como facilitador do diálogo, da ação conjunta e da construção do saber pela criança que exerce o papel de protagonista.


Palavras-chave


Crianças; Multi-idades; Relações;

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Referências


FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 2a ed., Petrópolis/RJ: Vozes, 1979.

PRADO, Patrícia D. Contrariando a idade: condição infantil e relações etárias entre crianças pequenas da educação infantil. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP: 2006.


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