ANIMAÇÃO VERSUS REALIDADE: A INFLUÊNCIA DE DESENHOS ANIMADOS NA PERCEPÇÃO INFANTIL

Viviane de Lima Cezar, Ben Hur Graboski Pinheiro, Eliane Fraga da Silveira

Resumo


As crianças que chegam à escola trazem consigo toda a bagagem cultural conquistada fora do espaço escolar. Os programas de televisão, como desenhos animados, filmes e novelas podem influenciar nos saberes das crianças que, muitas vezes, ainda não possuem capacidade de discernir a ficção da realidade. Objetivando analisar a influência de desenhos animados na percepção infantil e desenvolvimento de saberes dos educandos, bolsistas do PIBID/ULBRA/Canoas, subprojeto Biologia, desenvolveram atividades com alunos matriculados no 4° ano do Ensino Fundamental. As atividades foram realizadas com desenhos/imagens dos personagens da animação `Bob Esponja`. Os estudantes foram orientados a relacionar as imagens com os animais existentes nos ambientes e identificar as diferenças e similaridades presentes entre os seres vivos da animação e da realidade. Na sondagem, em que os alunos deveriam ligar as figuras dos personagens da animação às respectivas figuras dos animais da realidade e escrever seus nomes, apenas um aluno equivocou-se, ligando o personagem `Patrick Estrela` com polvo. Em relação aos nomes houve bastante confusão referente aos personagens `Sr. Siriguejo` e `Lula Molusco`, pois os discentes se influenciaram bastante nos nomes aplicados a estes para denominá-los, respectivamente, como `siri` e `lula` e não em caranguejo e polvo. Houve significativa e intensa participação dos educandos, que estavam interessados e curiosos em aprender um pouco mais sobre os animais que, costumeiramente, acompanhavam há anos pela televisão. A análise das respostas da sondagem inicial corroborou o quanto os discentes são influenciados pelos desenhos animados. Unir animações que comumente fazem parte da vida dos educandos, juntamente com discussões, instiga a busca pelo saber, na medida em que a afeição pelo conteúdo trabalhado, já está presente. Utilizar metodologias que façam uso de análise crítica de filmes infantis propiciam alicerces para a formação de crianças críticas e atentas, no que tange às imposições da mídia sobre a realidade.


Palavras-chave


Animação; Mídia Infantil; Seres Vivos.

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