ERA UMA VEZ...O ENCANTO DAS HISTÓRIAS INFANTIS

Gabriele dos Santos, Sílvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


Este trabalho tem como finalidade relatar minhas experiências durante o período de Estágio Curricular de Educação Infantil, que foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Zenith Heinze, localizada no município de Candelária, RS. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi aplicado na turma do Jardim C e teve como título “Era uma vez...O Encanto das histórias infantis”, o objetivo deste projeto era o de apresentar para as crianças as diversas formas e modos de contar histórias infantis, pois a contação de história além de ser uma atividade lúdica, também trabalha a socialização, a atenção e é uma das formas de ensinar e de aprender. As histórias infantis também levam as crianças a desenvolver a fantasia, a imaginação, as emoções e a sentimentos de forma prazerosa e significativa. Durante o estágio, foram realizadas diversas atividades metodológicas combinando a teoria e a prática. Os resultados deste projeto foram de grande relevância para mim, pois era nítido o prazer, a atenção e o encantamento das crianças ao ouvirem as histórias, eles também tiveram a oportunidade de contar histórias para seus colegas, o que foi maravilhoso para eles. Este estágio nos proporciona uma vasta experiência para nossa trajetória como futuras Pedagogas.


Palavras-chave


Histórias, fantasia, criança e imaginação.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

COELHO, Bethy. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1999.

GILLIG, Jean Marie. O conto na psicopedagogia. Porto Alegre: Artmed, 1999.

RUFINO, C.; GOMES, W. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na fase da pré-escola. São José dos Campos: Univap, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA