COMER, COMER É O MELHOR PARA PODER CRESCER

TÂMISA Lopes, Silandra Badch Rosa

Resumo


Este projeto foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Recanto dos Baixinhos. A escola atende do maternal I à pré-escola nível B, com um total de 85 alunos, sendo 44 atendidos no turno da manhã e 41 no turno da tarde, dentre eles 16 alunos fazem parte do turno integral. O mesmo abordou como tema: Comer, comer é o melhor para poder crescer, visto que durante a infância, o desenvolvimento físico e mental são fortemente influenciados e dependem quase que exclusivamente de uma boa nutrição. Esta nutrição de qualidade advém de uma educação nutricional equilibrada e de hábitos alimentares saudáveis que precisam ser incentivados na tenra infância, posto que os primeiros anos de vida são considerados essenciais para o incentivo de práticas que promovam a saúde e o bem estar. Além disso, os hábitos alimentares adquiridos nesta fase perduram até a idade adulta. O Estágio Curricular de Educação Infantil foi desenvolvido através da metodologia de projetos de trabalho, pois este método oportuniza a reflexão, a organização de ideias e aproxima os conteúdos à realidade das crianças, significando a sua aprendizagem. Durante a realização do projeto foi possível observar o grande envolvimento e entusiasmo dos alunos, bem como um enriquecimento de suas aprendizagens, já que as atividades foram diversificadas e proporcionaram aos mesmos momentos oportunos para a construção de conhecimentos significativos. As experiências vivenciadas durante o estágio foram enriquecedoras e inesquecíveis, pois colaboraram tanto para o meu crescimento acadêmico como profissional. Neste sentido, o mesmo me exigiu comprometimento, dedicação e reflexão sobre a minha práxis docente. Por fim, cabe destacar que a Educação Infantil é uma etapa importantíssima para o desenvolvimento humano, visto que nesta fase são desenvolvidas as potencialidades das crianças. Assim, o papel do educador é de suma importância para que a aprendizagem delas seja significativa e satisfatória.


Palavras-chave


Nutrição, Infância, Educador

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