Musica como Recurso Didático

Nair Alves Tavares, Franciele Sanmartin Kasper, Andreza Freitas Mendes

Resumo


RESUMO 

            O trabalho tem por objetivo relatar atividades de intervenção pedagógica desenvolvidas no subprojeto da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. As bolsistas, acadêmicas do Curso de Pedagogia, da Universidade Luterana do Brasil, Campus de Cachoeira do Sul, atuam na Escola Municipal Manoel Carvalho Portella, nas turmas de primeiro, segundo e terceiro ano. O objetivo geral deste Programa é oportunizar iniciação à docência para os acadêmicos dos Cursos de Licenciatura, incentivando a formação de professores para atuação na Educação Básica. As bolsistas atuam em sala de aula através de uma docência compartilhada, oferecendo suporte didático – pedagógico aos alunos. Todas as atividades realizadas exploram as habilidades e competências estabelecidas no plano de estudos. Durante o desenvolvimento do projeto, as observações foram essenciais para o conhecimento da realidade dos alunos e para a intervenção pedagógica. Por meio do Projeto, também foi possível estabelecer relação entre a teoria e a prática, visto que essas duas devem estar articuladas. A intervenção na sala de aula com alunos e o ambiente escolar oportunizaram para acadêmicos a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, que permitem aperfeiçoar nossa escolha com a profissão e refletir sobre quais práticas escolher no futuro.  O projeto “música como recurso didático” tem como justificativa o fato de que o ensino de música proporciona a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser. A alfabetização é uma fase muito importante na vida da criança, exige do docente, tornar esse momento mais agradável, prazeroso e instigante de forma que as motivem para a construção do saber.


Palavras-chave


Música, Alfabetização, Conhecimento

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