Corpo, Gestos e Movimentos

Vanessa Pereira, Silandra Badch Rosa

Resumo


A criança se expressa e se comunica com o mundo através das expressões corporais e faciais, ao empregar o corpo como uma ferramenta para interagir com o mesmo. Na primeira infância a criança descobre o mundo com o corpo e desenvolve o aprender. Na pequena infância, o ato mental se desenvolve no ato motor, ou seja, a criança pensa quando está realizando a ação e isso faz com que o movimento do corpo ganhe um papel de destaque nas fases iniciais do desenvolvimento infantil. É no brincar que a criança adapta a sua condição físico-motora e a do objeto e/ou situação às condições exigidas pela ação e, consequentemente, ela consegue experimentar, explorar e compreender os significados do meio. A aprendizagem na educação infantil é lúdica. Desenvolvem-se com o corpo, o movimento, os sentidos e o brincar. Ao brincar a criança desenvolve os seus aspectos físico-motores e, ao mesmo tempo, pode ser levada a entender os significados de sua movimentação. Pode compreender também que os movimentos do corpo que envolvem possibilidades de deslocamento (caminhar, correr, saltar, rolar, etc), de projeção-recepção e manipulação de objetos (lançar, pegar, tocar, arremessar etc) e de equilíbrio (girar, balançar, inclinar, agachar etc) se agrupam em diversas práticas e estas, na pequena infância, se apresentam na forma de jogos, atividades rítmicas, ginásticas e artísticas. No brincar que a criança experimentar, explorar e compreender os significados do meio. O brincar se apresenta como um princípio pedagógico, pois na pequena infância esse comportamento propicia à criança condições de agir e compreender os significados presentes em seu cotidiano.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA