UMA NOVA ÓTICA DA EDUCAÇÃO NO AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Luciana Mourales Leonardi, Quelen Lara Pereira

Resumo


O trabalho refere-se ao Estágio de Gestão em Ambientes Não Escolares realizado no Jardim Botânico e Zoológico Municipal, o mesmo foi criado com objetivos de promover, expandir e diversificar ações culturais e educacionais de conhecimento, preservação e registro das espécies vegetais e animais do Município. O zoológico possui um papel de suma importância por ser um espaço que contribui para construção de inúmeras aprendizagens, como a pesquisa, preservação, por isso, o educador pode incluir em suas ações pedagógicas momentos que contemple este espaço por ser uma oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade com seus alunos. O pedagogo é capacitado durante sua formação para atuar em múltiplos âmbitos educativos, escolares ou não escolares. Partindo deste pressuposto, surge a importância da presença do pedagogo no espaço do Zoológico, enriquecendo ainda mais o trabalho pedagógico e ampliando o conhecimento dos alunos em relação ao que será presenciado por eles. A metodologia abrangeu ações como ordenar material pedagógico para o desenvolvimento do projeto, observação e auxílio nas atividades realizadas no setor, acompanhamento a visitação do público para o passeio, organização de roteiro para os concursos de Slogan, fotografias e acrósticos, confecção de um mural com fotos e todos os trabalhos realizados pelos alunos no desenvolvimento do projeto. A ação educativa está presente em qualquer lugar, onde tiver cidadãos dispostos a aprender e interagir trocando experiências e conhecimentos, ela será atuante. Portanto, tornou-se evidente para nós a necessidade de pedagogos nestes ambientes, ele possui competência para desenvolver ações pedagógicas que oportunizem aos sujeitos reflexão, participação e ação.


Palavras-chave


Pedagogo; Zoológico; Aprendizagem.

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Referências


LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 6.ed.rev. e ampl. São Paulo: Heccus, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 5ª ed. São Paulo, Cortez, 2002.


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