A INSERÇÃO DE IDEIAS VERDES EM AMBIENTES ESCOLARES E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Cássia Andrada de Paula, Ana Caroline Paim Benedetti

Resumo


A necessidade de preservar o meio ambiente com atitudes e ideias verdes e consequentemente apresentar mudanças de antigos hábitos surgem aos poucos na sociedade e buscam estilos de vida mais ecológicos.

A partir do momento que nas escolas de educação básica os docentes conseguirem abordar esses temas de forma transversal, movidos pela ética e manutenção da vida, essas ações refletirão na qualidade de vida dos sujeitos e no meio em que vivem. O objetivo principal foi refletir, acompanhar e avaliar, a partir de um estudo de caso, o projeto denominado “Plantando o Futuro”. Realizado pela área ambiental em parceria com o Programa Unisc-Escola, da Universidade de Santa Cruz do Sul, e assim compreender como ocorre a aprendizagem das ações de educação ambiental e a formação de multiplicadores, por meio de práticas de ideias verdes, nas escolas públicas participantes. O estudo fundamentou-se nos princípios da educação ambiental crítica e transformadora e na metodologia da pesquisa-ação-participativa. A partir de um diagnóstico socioambiental foram identificadas as concepções de gestores, professores, funcionários e alunos sobre ambiente, sociedade e sustentabilidade, categorizando-as como “concepções e perspectivas particulares de ambiente”. Destas concepções delinearam-se valores, crenças e/ou ideologias. Por fim, constituiu-se a implantação do referido projeto que, a partir de ações não formais de educação ambiental desenvolveu encontros semanais com estudantes de 6° e 7° anos do Ensino Fundamental buscando re-significar as percepções dos participantes através da realização de oficinas temáticas, sendo: horta escolar, composteira e reutilização de resíduos sólidos. É importante que haja uma preocupação real com os problemas ambientais causados pela humanidade à natureza. É preciso tornar hábitos diários os pequenos gestos locais que poderão fazer uma grande diferença global.

Palavras-chave


Ideias Verdes. Educação Ambiental. Formação de Multiplicadores. Comunidade Escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA