A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO RELIGIOSO.

Franciele Sanmartin Kasper, Silandra Badch Rosa

Resumo


Este trabalho tem a finalidade relatar minha experiência no Estágio Curricular do Curso de Pedagogia Formação de Professores e Educação Profissional em AE e/ou ANE, realizado no primeiro semestre de 2017, no qual foi desenvolvido o projeto “A prática docente no Ensino Religioso”, no Instituto Estadual de Educação Básica João Neves da Fontoura, na turma 107 do Curso Normal de Nível Pós Médio, situado na cidade de Cachoeira do Sul, na disciplina de Didática de Ensino Religioso. O estudo de Didática de Ensino Religioso propõe conduzir a uma reflexão da relevância do Ensino Religioso nas etapas iniciais de escolarização, compreendendo que esta fase é a base para toda a formação do infante, por isso ele precisa ser estimulado de maneira integral, para que desenvolva as habilidades e competências necessárias, e o que procede é o reflexo do que foi desenvolvido. Nos primeiros anos escolares é que acontece as primeiras relações sociais das crianças, e com essa interação irá perceber e aprender a respeitar ao outro e as diferenças. Portanto, é fundamental que nesta etapa de ensino seja concedido o contato com o Ensino Religioso, é basilar que a criança consiga reconhecer as diferenças do contexto social que a cerca, sendo que através deste processo ela conseguirá crescer em seu contexto social e cognitivo, sem preconceito. Se faz necessário que a escola e o âmbito em que o indivíduo pertence contribua para a formação básica do cidadão, sempre visando uma educação transformadora, permitindo que os infantes sejam capazes de agir e modificar a sociedade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA