VIVÊNCIAS DO PEDAGOGO NO AMBIENTE BIBLIOTECÁRIO

Morgana Jacques Figueiredo, Leticia Castro de Moura

Resumo


Morgana Jacques Figueiredo

 Letícia de Castro Moura

Silandra Badch

ULBRA

morganajfigueiredo@gmail.com

Leticiacastro13@hotmail.com

silandra.badch@gmail.com


RESUMO

            Este trabalho é o resultado da nossa experiência no Estágio de Gestão em Ambiente não Escolar  realizado no primeiro semestre de 2017, exigência da disciplina “Estágio Curricular Gestão em Ambientes Escolares e não Escolares”, tendo a professora Silandra Badch Rosa como supervisora e orientadora. O Estágio Curricular de Gestão em  Ambientes Escolares e não Escolares, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, estabelece um conjunto de atividades teórico-práticas em que o aluno desenvolve experiência em situações reais de vida e de trabalho, propiciando a aproximação do futuro profissional com a realidade em que irá atuar, permitindo-lhe aplicar, ampliar e fazer sínteses significativas dos conhecimentos adquiridos durante a vida acadêmica. Este trabalho tem por objetivo apresentar o relato da realização do estágio. O projeto que desenvolvemos, “Vivências do Pedagogo no ambiente bibliotecário” ao realizar o Estágio Gestão em ambientes não escolares, na Biblioteca Pública Municipal, visava construir aprendizagem significativa, sempre auxiliando nas atividades da Biblioteca. Neste mundo contemporâneo, em que o papel do Pedagogo tornar-se cada dia mais essencial em diversos ambientes, entre eles está à biblioteca. A biblioteca tem papel fundamental no desenvolvimento integral do indivíduo, deste modo o pedagogo tem a missão de mediar essa vivência do indivíduo com a biblioteca. Por isso se faz necessário reconhecer o papel do pedagogo no espaço não escolar, como na biblioteca, quais suas verdadeiras funções dentro desta área que é extremamente desafiadora para este processo de ensino-aprendizagem que se dá por muitas etapas da vida.

 

Palavras-Chaves: Gestão; Estágio; Biblioteca.

 

 

INTRODUÇÃO

            Remete-se a seguir, o relato do estágio desenvolvido no primeiro semestre de 2017, exigência da disciplina “Estágio Curricular Gestão em Ambientes Escolares e não Escolares”, com a professora Silandra Badch Rosa como supervisora e orientadora. Este documento torna-se fundamental, pois relata aspectos essenciais e de extrema importância para o desempenho das acadêmicas.

O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da ULBRA - Cachoeira do Sul, tem como objetivo geral “formar profissionais capacitados para atuarem na docência de  Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos”. Por este motivo torna-se indispensável o estágio de Gestão em ambientes escolares e não escolares.

A biblioteca tem papel fundamental no desenvolvimento integral do indivíduo, deste modo o pedagogo tem a missão importante neste meio, pois cabe a ele mediar essa vivência do individuo com a biblioteca.

Em vista disto, que meu projeto de estágio foi direcionado a este tema, “vivências do pedagogo no ambiente bibliotecário”.

Neste mundo globalizado em que a sociedade passou de um trabalho tecnicista para um trabalho mais individual, no qual a criatividade e os relacionamentos interpessoais tornam-se indispensáveis para o bom convívio, seja ela na empresa ou no meio social.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Sabe-se que a atuação do pedagogo não se restringe apenas no ambiente escolar, as possibilidades de atuação em outros ambientes é vasta, como por exemplo, empresas, brinquedotecas, hospitais e em órgãos públicos, esse novo campo de atuação do pedagogo é devido seu conhecimento didático e pedagógico, que são necessários para qualquer área do conhecimento.

Como afirma Frison ( 2004, p. 88)

Na escola, na sociedade, na empresa, em espaços formais ou não formais, escolares ou não escolares, estamos constantemente aprendendo e ensinando. Assim, como não há forma única nem modelo exclusivo de educação, a escola não é o único em que ela acontece e, talvez, nem seja o mais importante. As transformações contemporâneas contribuíram para consolidar o entendimento da educação como fenômeno multifacetado, que ocorre em muitos lugares, institucionais ou não, sob várias modalidades.

              

Em vista disto, o pedagogo está  cada vez mais se tornado essencial em ambiente fora da escola. Pois, o Pedagogo pode buscar as reais necessidades do novo profissional com capacidades de construções cognitivas no coletivo.

 Assim ressalta França e Costa (2004, p.289)

Ao se compreender as reais necessidades emanadas das empresas, assim como as possibilidades de atuação de um profissional que surge no mercado de trabalho, com diferentes modos de ação, torna-se importante ressaltar que, nos tempos atuais, a educação possui legitimação moral, política, social e profissional.

Em vista disto o pedagogo torna-se cada dia mais essencial em diferentes ambientes, entre eles está à biblioteca que tem um fator fundamental na vida de cada individuo, pois contribui em seu desenvolvimento cognitivo, psicológico e intelectual. Sendo assim, este estágio foi de extrema relevância para entender a  valor do pedagogo dentro da biblioteca.

 

METODOLOGIA

Durante o Estágio de Gestão em Ambientes não Escolares acompanhamos e auxiliamos o trabalho realizado pelos profissionais no setor literário, bem como a organização dos livros, confecção de sacolas, atendimento ao público e restauração de livros danificados entre outras.

No decorrer do estágio percebemos o quanto é essencial a presença do pedagogo no desenvolver de diversas atividades e metodologias de incentivo a leitura realizada na biblioteca pública.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 O Estágio é uma experiência inesquecível e importantíssima em nossa vida acadêmica e futura vida profissional. A oportunidade do estágio possibilita interligar a teoria aprendida com a realidade da sala de aula, assim como o aperfeiçoamento da práxis e também gerando amadurecimento nos conhecimentos através das vivências no cotidiano da prática.

Vivenciar as atividades no cotidiano do estágio foi uma experiência significativa  e muito desafiadora para nossa formação e um aprendizado gratificante para conduta como pedagogas, permitindo-nos aguçar o que aprendemos na teoria, para melhor contribuirmos com a formação de cidadãos, de forma que os funcionários busquem a transformação na sociedade.

A atuação na biblioteca é uma oportunidade de reflexão, de analisar e pensar onde, quando e como devemos melhorar. O Estágio, muitas vezes, causa medo no início, porém com o passar dos dias conseguimos compreender e enfrentar os obstáculos do dia a dia.

O Estágio foi realizado na Biblioteca Pública Municipal de Cachoeira do Sul “D. João Missen”, no qual fomos muito bem recepcionadas e acolhidas por todos os membros da Instituição. A ajuda e a compreensão de todos foram de extrema importância para o êxito deste Estágio.

Esta experiência foi extremamente válida, pois proporcionou ensinar e aprender ao mesmo tempo. Percebermos que este processo de ensino e aprendizagem exige muito de nós, pois para que este processo acontecesse realmente, precisamos sair da nossa zona de conforto e buscar diariamente cada vez mais.

            O Estágio de Gestão em Ambientes não Escolares foi muito gratificante, desafiador, reflexivo e decisivo, pois mesmos com muitos questionamentos a respeito desta área pudemos realmente conhecê-la e nos posicionarmos a respeito da vida de pedagogas.


Palavras-chave


Gestão; Estágio; Biblioteca.

Texto completo:

PDF

Referências


AZAMBUJA, Lindsay. Pedagogia e ambientes não escolares. Curitiba. InterSaberes, 2012.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O pedagogo em espaços não escolares: novos desafios. Ciência. Porto Alegre: n. 36, p. 87-103, jul./dez. 2004.

ZORZO, Cacilda Maria; SILVA Laureci Dondé; POLENZ, Tamara (org). Pedagogia da Conexão. Canoas, Ulbra, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA