BRINCAR PARA DESPERTAR: CRIANÇAS VAMOS LÁ?

Eloisa Lovato Lopes, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


Como exigência do curso de Pedagogia, apresenta-se a seguir o relatório de Estágio em Educação Infantil, desenvolvido no primeiro semestre de 2017, na turma Pré II A composta por 20 alunos, sendo 14 meninos e 6 meninas na Escola Municipal de Educação Infantil Dona Tereza, no município de Candelária. Sendo que o estágio tem como objetivo geral levar o aluno a elaborar e desenvolver elementos teórico-práticos que contribuam para a construção de uma ação reflexiva na docência. Neste sentido, desenvolveu-se o projeto “Brincar para despertar: crianças vamos lá?”, para crianças ativas, participativas e dispostas em ajudar nas tarefas propostas, envolvendo seus familiares e os seus conhecimentos prévios, para uma aprendizagem significativa. Diante do projeto, o ato de brincar proporciona uma interação lúdica e afetiva nas relações sociais com as outras crianças, criando laços amigáveis. Na educação, brincar é um meio de promover o desenvolvimento integral da criança, principalmente na Educação Infantil o professor necessita proporcionar atividades lúdicas para desenvolver as aprendizagens dos infantes.   O estágio curricular de Educação Infantil foi meu primeiro estágio na vida acadêmica. Foi uma experiência essencial para a minha formação, pois oportunizou-me conhecer de perto a realidade de uma sala de aula, neste coloquei em prática o que aprendi durante as demais disciplinas do curso, fazendo uma relação teoria e prática. A criação do projeto, a construção das atividades, a observação da turma e o contato com a escola, permitiu-me refletir sobre a relevância e responsabilidade que o professor possui na vida do educando.

 


Palavras-chave


brincar; educação infantil; estágio.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998, vol.1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pff/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017.

FELIPE, Jane. O Desenvolvimento Infantil na Perspectiva Sociointeracionista: Piaget, Vygotsky, Wallon. In CRAIDY, Carmem e KAERCHER, Gládis E. (Organizadoras). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA