MUITO MAIS QUE UMA SIMPLES BRINCADEIRA: A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Caroline Bassedone, Sílvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


RESUMO
O presente trabalho trata do relato do Estágio Curricular Educação Infantil, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Pró Infância Patrona Marisa Timm Sari, no turno da manhã, durante os meses de abril e maio. O Estágio envolveu elaboração de um projeto e execução de uma intervenção pedagógica a partir das observações feitas. Por meio do projeto tive como objetivos permitir que a criança conheça melhor o assunto abordado e a si mesmo, explorando, identificando elementos da música, do brincar e do movimento, para interagir e ampliar seus conhecimentos. Na fundamentação teórica, foram utilizados livros relativos à educação infantil, com enfoque principal nos movimentos e no brincar, baseado na leitura do livro de Sandra Curtis, sobre o movimento na pré-escola. O Projeto teve como tema “No mundo dos animais”, com o objetivo de realizar atividades sobre animais, música e movimento. A metodologia envolveu brincadeiras, imitação e reconhecimento de características dos animais por gestos e sons, pintura e música. O papel do professor na Educação Infantil é indispensável nessa fase da criança, através das brincadeiras e exercícios, faz com que a mesma conheça a si, suas limitações e supere-as, estabeleça vínculos com os colegas, conviva em sociedade. Para que isso seja possível, o docente deve planejar suas aulas, buscando atividades que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos, baseando-se em fundamentos específicos desta fase. O Estágio em Educação infantil foi uma experiência importante e esclarecedora em minha vida, sendo essencial para nossa formação acadêmica, através do Estágio temos a oportunidade de conhecer a prática escolar e seu cotidiano.



Palavras-chave


educação, brincar, movimento, animais

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