PROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I CINE FEST EJA BALTAZAR DE BEM

Mariá Raquel Pohlmann da Silveira, Sandra Luciane de Aragão Teixeira Lopes, Nora Liege Nogeira Lopes, Simone Paz Menezes, Valeria Camargo de Souza, Diva Carolina Farias Souza, Andrea Rodrigues de Oliveira

Resumo


Este projeto tem por objetivo oferecer aos alunos da EJA da E.M.E.F. Dr. Baltazar de Bem a oportunidade de aprender por diversas linguagens, com a construção do conhecimento e do protagonismo. Acreditamos que essas percepções possibilitam a ligação entre o conhecimento estudado e a produção de vídeo na escola e contribui para o processo educacional dos alunos, permitindo que eles desenvolvam suas obras, possibilitando o diálogo entre os conteúdos curriculares e o olhar sobre os problemas que o mundo de hoje apresenta na sociedade atual. Através da linguagem audiovisual, buscamos despertar novos olhares, sensações e experiências, gerando reflexões e conhecimentos para toda vida, a fim de favorecer o processo educativo e fortalecer a aprendizagem dos alunos numa escola com um currículo diferenciado.

O projeto “I CINE FEST EJA BALTAZAR DE BEM” prevê a realização de oficinas de roteiro, direção, fotografia, aulas de interpretação, edição e montagem. Dessa forma, cada aluno encontra o seu lugar, de acordo com a descoberta das suas habilidades e potencialidades, um trabalho que busca criar uma nova oportunidade para uma concepção mais abrangente entre a educação, a cultura e a sociedade. É importante ressaltar que o trabalho será baseado na produção textual criada pelos alunos, desenvolvendo a interpretação e a leitura de mundo de cada grupo, possibilitando o trabalho em diversos gêneros textuais e propondo uma pesquisa sobre o Cinema nos dias de hoje. O presente trabalho partiu do propósito de verificar como ocorre a utilização do vídeo enquanto recurso audiovisual e contribuir para aprimorar o trabalho docente e enriquecer a aprendizagem dos alunos na escola.


Palavras-chave


educação; vídeo; aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


SANTOS, Margarida Maria Calafate dos. As novas tecnologias em projetos interdisciplinares na escola pública: um estudo à luz da Teoria da Atividade. UFRJ, 2009. 188p. Disponível em:

. Acesso em: 04 junho. 2017.

SCHNEIDER, Catiúcia Klug; CAETANO, Lélia; RIBEIRO, Luis Otoni Meireles. Análise de vídeos educacionais no youtube: caracteres e legibilidade. Revista Renote - Novas Tecnologias em Educação. CINTED-UFRGS, v. 10, n. 13, junho, 2016.

SILVA, L. A. da; MACHADO, L.R.de S. Tecnologias da informação e comunicação a serviço do trabalho colaborativo, inovações socioeducacionais e desenvolvimento local. Revista Renote - Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS, v.7, n.3, 2009. Disponível em: . Acesso em: 13 junho. 2017. Não paginado.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA