EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA EMEF PINHEIRO MACHADO

Alessandra da Silva Kerber, Rodrigo Teixeira de Oliveira, Angelica Inkelmann, Diever Leandro, Dieferson Pache, Andrei Moreira Pendeza, Maria Cristina Chimelo Paim

Resumo


O presente estudo tem como objetivo descrever o trabalho desenvolvido com os alunos do 1º ao 5º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado da cidade de Santa Maria, pelo grupo de acadêmicos do PIBID educação física Ulbra Santa Maria. As atividades foram realizadas na quadra da escola dividas em dois dias da semana, sendo nas terças-feiras com os 1ºs, 2ºs e 3ºs anos e nas quintas-feiras com os 4ºs e 5ºs anos. As aulas de educação física tiveram como foco conscientizar a importância da preservação do meio ambiente e a conservação em seu estado natural e com fim de que os alunos façam parte das mesmas. Com base nos resultados obtidos constatou-se que, ao trabalhar o tema transversal meio ambiente, forneceu-se contribuições para a compreensão da relevância da Educação Física e dos Esportes trabalhando as atitudes, formação de valores, ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos, no sentido da construção de comportamentos "ambientalmente corretos."


Palavras-chave


Atividade Lúdicas; Meio Ambiente; Conscientização.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. PCN’s. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

KINDE LL, Eunice Aita Isaia; FABIANO, Weber da Silva; MICAELA, Yanina. Educação Ambiental: Vários Olhares e Várias Práticas. 2ª ed. Curitiba-PR. Mediação, 2006.

SOUSA, C. A. G. Reflexões sobre a interface lazer e educação ambiental. Revista Digital EFDeportes.com, Buenos Aires, may 2007, v. 12, n. 108. http://www.efdeportes.com/efd108/lazer-e-educacao-ambiental.htm


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA