DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Roberta Tomaz, Silandra Badch Rosa

Resumo


O presente trabalho trata-se do Estágio Curricular do Curso de Pedagogia em Formação Pedagógica realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Virgilino Jayme Zinn – CIEP, no turno da noite, durante os meses de abril, maio e junho. Caracterizando uma experiência enriquecedora para minha formação acadêmica, pois me oportunizou uma grande experiência seguida de muito aprendizado. Por meio do projeto tive como objetivos aprofundar a percepção de si mesmo, refletir sobre a auto estima e os fatores que a afetam, perceber os seus valores pessoais, possibilitar as trocas interpessoais. Para compor a fundamentação teórica do assunto em questão, foram utilizados livros relativos a qualidade da docência, com enfoque principal em Terezinha Azerêdo Rios, Celso dos Santos Vasconcelos  e Paulo Freire. O Projeto tem como tema “O ser humano em busca de si mesmo”, com o objetivo de realizar atividades que possibilitem aos alunos a reflexão acerca do autoconhecimento. A metodologia envolve dinâmicas, debates, pesquisas, leitura, música, paródia e vídeos. O papel fundamental do professor é proporcionar aulas baseadas em elementos significativos para que os jovens tornem-se cidadãos críticos, que desenvolvam suas habilidades e expressem suas opiniões sobre o contexto social em que estão inseridos. Planejando assim, aulas que desperte o interesse dos alunos no processo da construção do conhecimento. Considero que o Estágio em Formação Pedagógica foi uma enorme experiência que teve grande importância em minha vida, sendo fundamental para minha formação acadêmica, pois através dele tive a oportunidade de estar inserida no contexto escolar e participar do cotidiano dos alunos do ensino médio.


Palavras-chave


Educação, Autoconhecimento, Adolescência

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA