Formação de Professores

Taina de Fatima Puntel dos Passos, Silandra Badch Rosa

Resumo


Este trabalho discorre sobre o Estágio Curricular de Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e/ou não Escolares do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil – Campus Cachoeira do Sul. Por meio do Projeto de Intervenção Pedagógica denominado ” Introdução aos Estudos Filosóficos” realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes, no turno da manhã, durante o mês de março deste ano ministrei aulas para adolescente na disciplina de Filosofia e enriqueci as aprendizagens da graduação em Pedagogia, pois vivenciei à realidade da educação brasileira. Objetivei neste projeto, de forma geral, oportunizar aos educandos estudos sobre os conhecimentos filosóficos, e de forma específica oportunizar-lhes compreender a origem da Filosofia; conceituar a Filosofia; compreender alguns termos específicos da linguagem filosófica; refletir e conceituar o que é Felicidade; desenvolver a argumentação; distinguir o que é conhecimento filosófico; estimular o senso crítico; perceber e explicar criticamente a relação entre Felicidade e Filosofia; propiciar o desenvolvimento das competências de leitura, produção textual, compreensão, reflexão e abstração; incentivar o autoconhecimento; promover diálogos e discussões relacionados aos temas estudados. Além disso, a metodologia ocorreu por meio de releitura, de leituras, de interpretações textuais, de reflexões, de questionários, sessão fílmica, de uma prova objetiva, de troca de conhecimentos pré-existentes, apresentações orais, dentre outras atividades. Ao ministrar a disciplina de Filosofia procurei auxiliar os alunos ao passar do tempo a se tornarem cidadãos mais críticos de suas realidades sociais e também sujeitos capazes de transformar suas vidas. Em suma, este projeto teve como base o respeito mútuo e a afetividade que me orientaram à uma prática docente significativa e de qualidade.


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