DESVENDANDO GÊNEROS TEXTUAIS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar atividades de intervenção pedagógica desenvolvidas no projeto “Desvendando Gêneros Textuais”, na docência compartilhada em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Carvalho Portella. Através da observação das turmas construímos o Projeto com a intenção de proporcionar atividades que envolvam os gêneros textuais, já que os mesmos estão presentes no cotidiano. As atividades realizadas no projeto desenvolvem habilidades e competências estabelecidas no plano de estudos das turmas de 4º e 5º anos, contemplam momentos lúdicos, como contação de histórias, brincadeiras, jogos, músicas, filme, cartazes, teatro, momentos de produção textual e leituras. Uma das atividades desenvolvidas no projeto foi um teatro, realizado em grupos, partindo de contos clássicos. Abordar gêneros textuais é imprescindível, ainda mais com alunos de anos iniciais, fase em que estão em processo de alfabetização. Tendo em vista a dificuldade em leitura e escrita observada, percebemos a importância de trabalhar com o tema para facilitar a compreensão dos alunos, aliando a realidade vivida por eles em seu meio social ao escolar. O trabalho em equipe foi muito valorizado, o que proporciona momentos de estabelecer relações com diferentes colegas, construir aprendizagens e troca de experiências significativas. No decorrer do Projeto, as aprendizagens são construídas em interação , tanto para os alunos quando para nós, bolsistas, pois é perceptível o crescimento dos discentes a cada história, a cada atividade desenvolvida.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA