DESVENDANDO GÊNEROS TEXTUAIS

Édila Plate da Silva, Célia Aires Menezes, Luciana Mourales Leonardi

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar atividades de intervenção pedagógica desenvolvidas no projeto “Desvendando Gêneros Textuais”, na docência compartilhada em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Carvalho Portella. Através da observação das turmas construímos o Projeto com a intenção de proporcionar atividades que envolvam os gêneros textuais, já que os mesmos estão presentes no cotidiano. As atividades realizadas no projeto desenvolvem habilidades e competências estabelecidas no plano de estudos das turmas de 4º e 5º anos, contemplam momentos lúdicos, como contação de histórias, brincadeiras, jogos, músicas, filme, cartazes, teatro, momentos de produção textual e leituras. Uma das atividades desenvolvidas no projeto foi um teatro, realizado em grupos, partindo de contos clássicos.  Abordar gêneros textuais é imprescindível, ainda mais com alunos de anos iniciais, fase em que estão em processo de alfabetização. Tendo em vista a dificuldade em leitura e escrita observada, percebemos a importância de trabalhar com o tema para facilitar a compreensão dos alunos, aliando a realidade vivida por eles em seu meio social ao escolar. O trabalho em equipe foi muito valorizado, o que proporciona momentos de estabelecer relações com diferentes colegas, construir aprendizagens e troca de experiências significativas. No decorrer do Projeto, as aprendizagens são construídas em interação , tanto para os alunos quando para nós, bolsistas, pois é perceptível o crescimento dos discentes a cada história, a cada atividade desenvolvida.


Palavras-chave


Gêneros Textuais; Linguagem; Anos Iniciais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA