GESTÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: PROJETO INCLUSÃO “NO MUNDO DAS SENSAÇÕES”

Andressa Frey Soares, Silandra Badch Rosa

Resumo


RESUMO

Este trabalho contém as experiências do Estágio de Gestão em Ambientes não escolares, este componente curricular do Curso de Pedagogia, realizado no primeiro semestre de 2017, tendo como supervisora e orientadora a professora Silandra Badch Rosa. Tem como título Gestão em Ambientes não escolares: Projeto inclusão “No mundo das sensações”, realizado na APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, com uma turma de crianças especiais que já frequentam e algumas que ainda irão ingressar na caminhada escolar,  no turno da manhã, durante os meses de abril e maio. O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos atividades envolvendo os cinco sentidos, com materiais diversificados, desenvolvendo habilidades que são de suma importância para as crianças. Através dessas atividades obtive experiência inovadora e de suma importância para a nossa formação docente, pois nos possibilita além de conhecer a realidade escolar, também conhecer outras realidades em outros ambientes fora da escola. É a partir dessas experiências que percebemos a importância de um pedagogo não somente em sala de aula, mais também em vários espaços que assim como a escola agregam muito para a sociedade. E a APAE é um desses espaços que fazem a
diferença na sociedade, principalmente para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Considero que este estágio foi de grande valia tanto para a minha caminha como futura professora como para a minha formação acadêmica, pois através dele tive uma nova oportunidade e experiência de trabalhar não apenas em escolas, mais também em outros ambientes que fazem a diferença na sociedade. Aprendi muito com este estágio e saí de lá com um novo olhar sobre a inclusão e sua importância não apenas para as escolas, mas também para as crianças que possuem alguma deficiência. E como o papel do professor é  essencial para que essa inclusão ocorra.

Palavras chaves: Gestão; inclusão; experiência.


Palavras-chave


Gestão; Inclusão; Experiência

Texto completo:

PDF

Referências


 FELTRIN, Antonio Efro. Inclusão Social na escola: quando a pedagogia se encontra com a diferença. São Paulo: Paulinas, 2004.

 FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2006.

 HENGEMUHLE, Adelar. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

 WESTON, Denise Chapman. Aprender brincando: atividades divertidas para construir o caráter, a conciência e a inteligência emocional das crianças. São Paulo: Paulinas, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA