CONSCIENTIZAÇAO DOS ALUNOS ATRAVES DO PROJETO BOLA. MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO FÍSICA

Paula Chaves, Wagner de Paula da Silva, Paola Graciolli Camargo, Patrícia Elisa Frizão, Guilherme Cassol Rosa, Sandra Helena de Oliveira Marques, Maria Cristina Chimelo Paim

Resumo


Resumo

A temática meio ambiente e cada vez mais frequente nas escolas, são temas que possuem uma relevância em se trabalhar em todas as disciplinas. Diante disso, o objetivo do estudo foi a construção de uma bola utilizando-se de materiais alternativos e também conscientizar os alunos da importância de reutilizar objetos que jugam não ter mais utilidade. Participaram deste estudo os alunos da turma do 4° ano do ensino fundamental da EMEF Joao Hundermark, e também teve a participação dos pais dos alunos. O trabalho foi realizado em 3 etapas.  Percebe-se que ao relacionarmos o tema transversal meio ambiente ao projeto da bola, pode-se inferir que, a construção da bola, manteve o interesse de grande parte da turma, em especial no que se refere a utiliza-la nas aulas de educação física. Os ganhos desta deste trabalho foram vários, em relação ao interesse dos alunos pela pesquisa pra assim poder colocar em pratica o desenvolvimento da bola, além da conscientização de que nosso é nosso dever de cidadão cuidar do meio ambiente.


Palavras-chave


Meio Ambiente, Educação Física

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. PCN’s. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA