Ler é uma gostosura

Lidiane Köhler Dias, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


O trabalho apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular de Educação Infantil, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Taufik Germano, no município de Cachoeira do Sul, com os alunos do Nível - A. O Projeto de Intervenção Pedagógica abordou a temática “Ler é uma gostosura”, tendo como finalidade apresentar várias histórias infantis aos educandos, pois a Literatura Infantil influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade, ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida. As histórias despertam no ouvinte a imaginação, a emoção e o fascínio da escrita e da leitura. A contação de história é fonte inesgotável de prazer, conhecimento e emoção, em que o lúdico e o prazer são eixos condutores no estímulo à leitura e à formação de alunos leitores. Durante o estágio, foram realizadas diferentes metodologias mesclando a prática e a teoria. O projeto teve resultados significativos, foi visível ver o encantamento dos alunos quando escutavam uma história, bem como é de suma importância a contação de história para os alunos, pois o infante usa a sua imaginação, e faz com que estimule o desejo pela leitura, uma vez que o contato com livros deve ser incentivado desde cedo.


Palavras-chave


Educação Infantil; Contação; Aprendizagem.

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Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5 ed. São Paulo: Scipione, 2006.

BETTLLHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GUEDES, Avelino. O sanduíche da Maricota. São Paulo: Editora Moderna, 2012.


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