A ALEGRIA DE VIVER BEM NA MELHOR IDADE

Bruna Domann, Raquel Raquel Luchese, Silandra Badch Rosa

Resumo


O presente trabalho refere-se ao Estágio Gestão em Ambientes Escolares e/ou Ambientes Não Escolares, este componente curricular do Curso de Pedagogia, realizado no primeiro semestre de 2017, tendo como supervisora e orientadora a professora Silandra Badch Rosa. O Projeto de Intervenção Pedagógica na Gestão em Ambiente Não Escolar, realizado na Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, com o Grupo Melhor Idade em Ação, no turno da tarde, nas segundas-feiras, tendo início no mês de março e término no mês de maio. Através do projeto “A Alegria De Viver Bem Na Melhor Idade” nossos objetivos foram oportunizar um momento de apresentação individual, desenvolver habilidades corporais, explorar a criatividade, exercitar a psicomotricidade fina e grossa, proporcionar o autoconhecimento, desenvolver a concentração e o raciocínio lógico, compartilhar momentos especiais, desenvolver a oralidade, oportunizar momentos de diversão e relaxamento, valorizar a amizade, homenagear a passagem pelo dia das mães, conhecer os pontos turísticos da cidade de Santa Cruz, bem como confraternizar em grupo. Com a prática do estágio, percebemos a importância de uma metodologia diversificada, flexível, do olhar atendo às senhoras, as suas necessidades, sua realidade, o quanto nossa intervenção as proporcionaram bons momentos. A forma como fomos recepcionadas pelos profissionais da Assistência e pelas senhoras do grupo, foi de grande importância para a aplicação do nosso projeto.  Esta é uma experiência que levaremos conosco para sempre. Portanto, a realização deste trabalho foi de extrema importância para a nossa formação, bem como para nosso desenvolvimento acadêmico por estarmos inseridas em um ambiente não escolar.


Palavras-chave


gestão, ambiente não escolar, pedagogo.

Texto completo:

PDF

Referências


CNAS, Política Nacional de Assistência Social, set. 2004. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Secretaria Nacional de Assistência Social. Brasília, set. 2004.

BRAGA, Priscila do Nascimento. et al. A atuação do pedagogo no centro de referência da Assistência Social (Cras). Disponível em:

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. 5.ed. Goiânia: Alternativa, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA