MOBILIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA: TODOS CONTRA O Aedes E A FAVOR DO MEIO AMBIENTE

Cadidja COUTINHO, Raquel Ruppenthal, Ana Luiza Zappe Desordi

Resumo


É de conhecimento geral que as questões ambientais dentro de uma perspectiva da sustentabilidade tornam-se uma exigência fundamental para os diferentes contextos sociais, econômicos, políticos e educacionais. Sendo assim, o presente projeto (ainda em andamento) busca criar jardins verticais e utilizá-los como uma ferramenta que pode sensibilizar e estimular a participação da comunidade escolar não apenas na proteção do meio ambiente, mas na redução de vetores causadores de doenças ligadas aos mosquitos como o Aedes aegypti. Entre os meses iniciais do projeto (agosto a dezembro de 2016) foram realizadas coletas piloto de dados que visavam traçar um perfil de atitudes individuais dos discentes. Para isso, questionários com perguntas variadas, sobre questões ambientais, reciclagem e doenças transmitidas por meio de mosquitos foram aplicados em turmas de 6ºs e 7ºs anos de uma escola localizada na periferia da cidade de Santiago/RS. No decorrer das análises, foi constatado que apenas 7% dos alunos se consideram responsáveis pelo processo de degradação ambiental, enquanto 93% não se consideram ou se consideram parcialmente causadores da destruição ambiental. Como forma de conscientização, os alunos foram convidados a assistir uma palestra onde o bolsista responsável pelo projeto explanava sobre o tempo de degradação de polímeros e materiais, bem como os danos que poderiam ser causados caso o descarte seja realizado de maneira incorreta, sendo um desses problemas a proliferação de patologias endêmicas, causadas por mosquitos. Após a explicação teórica, foi proposto aos educandos uma atividade prática, o qual os mesmos construíram jardins utilizando materiais recicláveis e plantas medicinais, de maneira que também foram retomadas as formas de cuidado para impedir os vetores transmissores de doenças. Pode-se concluir que as atividades propostas possibilitaram aos discentes a capacidade de desconstruir informações errôneas a respeito do tema, além de influenciar diretamente na formação cognitiva dos mesmos.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Vetores, Jardins Verticais

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