Uma experiência de escuta sensível e expressão artística – a arte na educação infantil

Andréia Haudt da Silva

Resumo


Resumo

Este trabalho tem como objetivo compartilhar uma experiência de escuta sensível e expressão artística, desenvolvida com uma turma de pré-escola, composta por crianças de 4 a 5 anos de idade, numa escola situada na cidade de Pelotas – Rio Grande do Sul. A experiência que foi proposta às crianças, tem como base uma escuta musical e a produção de um desenho. É pautada com o propósito de perceber se a música é capaz de criar um efeito expressivo aos nossos sentidos, e se a criação de uma escuta mais sensível influencia na produção de um desenho. Muitas vezes a música enquanto arte deixa de ser contemplada nas escolas, é abordada uma obra, uma canção, por exemplo, que deve ser interpretada, a escuta sensível algumas vezes se perde em busca da reprodução do que é ouvido. O ato de desenhar, embora deva ser livre, não exime o professor de uma proposta que cria meios para que este ato possa ser permeado por um contexto que favorece a expressão artística. Realizo uma articulação entre a experiência desenvolvida e os autores que falam sobre a importância da educação sensível, do papel das artes na educação e da promoção de vivências estéticas, destacando a importância de uma educação infantil pautada na promoção de vivências ricas em experiências sensoriais no campo das artes. Desta forma, trago para subsidiar esta discussão, autores como Duarte Jr. (1986, 2000, 2012), Vigotsky (2010) e Zamperetti (2011), que contribuem para pensar a arte e a educação como áreas que se entrelaçam e que precisam ser contempladas desde a mais tenra idade.

 

Palavras-chave: Infância; Arte-Educação; Estética.


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