A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: QUEBRANDO PARADIGMAS.

Aline Sarturi Schalemberguer, Jordana Prunzel Schalemberguer, Rogério César Hopf, Adauto Cesar Acunha Saraiva, Marcos Anderson Coelho Lopes

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo o relato das atividades de inclusão nas aulas de Educação Física realizada com um aluno autista de grau moderado. A pesquisa foi fruto de observação do aluno nas aulas, juntamente com a mãe do mesmo. Como Instrumento de coleta utilizou-se um roteiro de observação, onde o foco foi o processo de inclusão na turma, juntamente com as dificuldades na realização das atividades e posterior reorganização das mesmas, de modo que o aluno desenvolvesse suas potencialidades. Após a análise dos resultados, a mãe do aluno nos relata que: A inclusão nas escolas é boa, pois insere a criança autista com as crianças neurotípicas (normais), onde os dois aprendem, ou seja, o autista aprende com os colegas e os colegas também aprendem através da diversidade. Relata também que a atividade física para o mesmo é muito importante, pois auxilia no desenvolvimento motor e também uma ótima oportunidade de interação, porém ainda falta um pouco de informação dos professores perante estes alunos. Outro fator importante é o acompanhamento do educador especial e monitor para aluno com necessidade especial, e ainda a importância na busca pelo professor em uma qualificação profissional para complementar o seu trabalho em relação ao aluno com autismo e a sua inclusão.

Palavras-chave


Inclusão, Educação Física, Desenvolvimento Motor e Autismo.

Texto completo:

PDF

Referências


SILVA, Ana Beatriz B. Gaiato, M. B. REVELES, L. T. Mundo singular- aprenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

TEIXEIRA, G. Manual do Autismo: Guia dos Pais Para o Tratamento Completo. Editora Best Seller - Grupo Record, - SP, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA