ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA-SM

Jordana Prunzel Schalemberguer, Aline Sarturi Schalemberguer, Angélica Inkelmann, Rogério Cesar Hopf, Marcos Anderson Coelho Lopes

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo verificar a capacidade cardiovascular em acadêmicos do Curso de Educação Física da ULBRA – SM. A partir da medida, obter o resultado de VO²máx.(Consumo Máximo do Volume de Oxigênio) dos acadêmicos. O trabalho foi realizado nas aulas da disciplina de Medidas e Avaliação do curso. Foi utilizado o Teste de Legêr ou ‘’vai e vem’’ nos acadêmicos, do sexo masculino e feminino, somando um total de 33 avaliados. O teste foi aplicado apenas uma vez nos acadêmicos não tendo uma comparação entre antes e depois. Os resultados coletados apontaram uma média de 40,45 de VO²Máx entre os acadêmicos envolvidos no teste, sendo que o valor máximo ficou em 54,30 de VO²máx. e o mínimo anotado foi 24,30 de VO²máx. Com os resultados obtidos, concluímos que o teste de Legêr é uma ferramenta muito importante para nos dar uma base, para que a prescrição da atividade física seja bem planejada, além dos fatores motivacionais e de adaptação ao teste nos ajuda a verificar a capacidade física de um grupo, mesmo que não sejam atletas de auto rendimento. Portanto, fica a certeza de que futuros educadores físicos tem a maior responsabilidade pelo processo de qualidade de vida da sociedade. Sendo os responsáveis pela orientação, monitoramento e principalmente, os maiores incentivadores para que todo e qualquer indivíduo pratique algum tipo de exercício físico.

 

 


Palavras-chave


Capacidade Cardiovascular, Teste de Legêr, Educação Física.

Texto completo:

PDF

Referências


GONDIN, Francisco José. Testes, medidas e avaliação em educação física e esportes 5ª edição.

NOVAES, Edmundo V. Qualidade de vida: atividade física, saúde e doença. In: Memórias do Congresso Mundial de Educação Física AIESP-1997. Atividade física na perspectiva da cultura e qualidade de vida. Rio de Janeiro: Editora Central da Universidade Gama Filho, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA