VALENTE – INTERVENÇÕES EM APRENDIZAGEM: COMO FUNCIONA O LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Nícolas Guarese Garske, Ana Carina Motta Klein, Deise Agne Souza Leal Mohr, Jaqueline Toledo, Francielle Gonçalves Mendonça

Resumo


O Laboratório de Aprendizagem Significativa denominado Valente é um projeto de extensão do Curso de Psicologia do campus da ULBRA-Cachoeira do Sul, este visa  propor estratégias de intervenção psicológicas diante da problemática família-escola-alunos com dificuldades de aprendizagem, promovendo um trabalho interdisciplinar, sistêmico  direcionado as especificidades dessa problemática. A organização do trabalho ocorre em quatro grupos operativos de trabalho, sendo dois grupos com crianças, um grupo com seus familiares e também um com os professores. O grupo operativo com as crianças, denominado o ABC das emoções tem como meta capacitar e encorajar as crianças a conseguirem expressar seus sentimentos, bem como o manejo de suas emoções frente ao aprender. O grupo operativo com os familiares visa o acolhimento de dúvidas dos pais relativas as dificuldades de   aprendizagem de seus filhos, oferecendo-lhes um novo olhar. O grupo operativo com os professores busca o resgate da importância do papel do educador na formação e desenvolvimento das práticas pedagógicas empregadas. A equipe técnica conta com 15 integrantes entre estagiários de Psicologia curriculares, estagiários de Psicologia voluntários e profissionais voluntários conveniados na Parceiro Voluntários. Atualmente atendemos 14 famílias e 7 escolas do município local. Os resultados do trabalho apontam para mudanças efetivas nos relacionamentos sociais, afetivos e cognitivos das crianças atendidas.


Palavras-chave


dificuldades de aprendizagem intervenção interdisciplinaridade

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Referências


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