TRABALHANDO COM OS TEMAS TRANVERSAIS NOS ANOS INICIAIS

nelci rech de ávila, Kellen Witt Garcez, Letícia Oliveira da Silva, Tamara Costa da Silva, Tayare de Moura Pinto

Resumo


RESUMO

O presente artigo tem por objetivo relatar as vivências e aprendizagens do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) adquiridas pelos bolsistas do programa e alunos dos Anos Inicias ao longo do ano de 2016, tendo como temáticas abordadas as questões referentes ao meio ambiente, a pluralidade cultural e a saúde. Assim, foram abordados com a turma do 1º ano A, trabalhos com os temas transversais, incluindo no currículo escolar, as propostas previstas pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) que devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar na Educação Básica. No entanto, muitas vezes o professor dos anos iniciais, necessita trabalhar tantos conteúdos básicos com os alunos, que acaba, por vezes, trabalhando pouco alguns temas transversais importantes, que contribuem para a formação do aluno e sua cidadania. Desta forma, esse artigo busca relatar as atividades desenvolvidas com alunos da rede pública de ensino, dando ênfase para a abordagem e interação dos discentes com a didática dos temas transversais. Durante a  execução do projeto PIBID na escola foram enfatizados os temas transversais, dando ênfase no primeiro momento à saúde com o projeto Aedes Aegypti, inserindo já a problemática do lixo. A seguir, foram retomados os temas da sustentabilidade e a abordagem da pluralidade cultural logo depois. Foram priorizadas as diferenças no convívio em sociedade tratando o quanto é fundamental que o aluno tenha em sua formação o exercício da cidadania. E assim, de uma forma educativa e lúdica, foram propostas diversas atividades que tinham relação com os assuntos de interesse dos alunos e comunidade escolar.


Palavras-chave


PIBID; docência; interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – Coleção Leitura

FREIRE, Paulo & FAUNDEZ, Antônio. Por uma Pedagogia da Pergunta. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

MOTA, S. Gestão Ambiental de Recursos Hídricos. 3º edição, atual, e rev. – Rio de Janeiro: ABES, 2008.

OLIVEIRA, M. V. C. Princípios Básicos do Saneamento do Meio. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2003.

RODRIGUES, Luiz H., GALVÃO, Zenaide. Novas formas de organização dos conteúdos. In: Educação física no ensino superior: educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 80-102.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA