AS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS NA ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESQUEMÁTICA EM UM TEXTO DO GÊNERO DISCUSSÃO

Angela Maria Rossi, Gessélda Somavilla Farencena

Resumo


 

 

RESUMO: A abordagem sistêmico-funcional de gêneros se apropria parte da concepção de linguagem entendida não como um conjunto de regras, mas sim como recursos para construir significados a partir de escolhas realizadas pelos usuários da língua. Nesse sentido, tendo em vista os pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, este trabalho alia a perspectiva de gênero (EGGINS; MARTIN, 1999; MARTIN, 2009) à Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) com o objetivo de verificar como as escolhas referentes às relações lógico-semânticas atuam nas transições das etapas e fases da Estrutura Esquemática de um exemplar do gênero discussão. Os passos de análise adotados consistem (i) na descrição e análise das variáveis contextuais, (ii) na identificação e segmentação dos complexos oracionais, (iii) na identificação e caracterização das relações lógicas e (iv) na identificação das etapas e fases do gênero. A organização lógica e estrutural do texto aponta que, com o propósito de avaliar e analisar a Questão da influência da educação/escolarização na carreira e na remuneração profissional, Cláudio de Moura Castro produz seu artigo de opinião de modo a apresentar duas possibilidades problematização da Questão proposta, configurando o texto analisado como um exemplar do gênero discussão. Na composição da Estrutura Esquemática de Gênero que o compõe, as etapas e fases se constituem e relacionam-se entre si por meio de relações lógico-semânticas de intensificação, que expressam condição, temporalidade e concessão, e de extensão, que expressam soma e adversidade. Além disso, os simplexos foram uma escolha linguística bastante frequente na realização do propósito comunicativo do texto.

 


Palavras-chave


Linguística Sistêmico-Funciona; Gênero; Relações lógico-semânticas.

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Referências


CASTRO, C. de M. A mágica da Educação. Seção Opinião. Veja, ed. 2311. 06 mar. 2013.

EGGINS, S.; MARTIN, J. R. Genre and registers of discourse. In: Van Dijk (Org). Discourse as structure and process. Discourse studies: a multidiscplinary introduction. London: SAGE Publications, 1999.

HALLIDAY, M. Part I. In: HALLIDAY, M.A.K e HASAN. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

HALLIDAY, M. A. K; MATTHIESSEN, C. An introduction to systemic functional grammar. London, UK: Arnold Publishing, 2004.

MARTIN, J.R. Genre and Language Learning: a social semiotic perspective. Linguistic and Education, v. 20, n.1, 10-21, 2009.


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