PROJETO DE EXTENSÃO - REGULAÇÃO EMOCIONAL COM ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE CACHOEIRA DO SUL

Gabriela Nascimento Figueiró, Letícia Treichel, Bruna Araujo, Deise Morh

Resumo


PROJETO DE EXTENSÃO - REGULAÇÃO EMOCIONAL COM ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE CACHOEIRA DO SUL

Bruna Machado Araujo¹, Gabriela Nascimento Figueiró¹, Letícia Treichel dos Santos¹, Deise Agne Souza Leal Mohr¹

¹Universidade Luterana do Brasil. bmaraujo@rede.ulbra.br

INTRODUÇÃO: O ensino público no Brasil vem passando por constantes dificuldades como desmotivação e desvalorização dos professores, precarização das escolas e falta de recursos. Nos últimos anos, tem-se verificado um crescente interesse na investigação sobre a importância das emoções na educação, sendo estas analisadas considerando os diferentes intervenientes e relacionando-as tanto com as tarefas escolares, como com os contextos e as relações interpessoais aí estabelecidas. Sendo assim, verificou-se que a escola em questão apresenta ricas possibilidades de intervenção, principalmente no que diz respeito ao campo da regulação emocional de alunos que são considerados “aluno problema", que estão muitas vezes estigmatizados em função do seu rendimento escolar. DESENVOLVIMENTO:Utiliza-se a pesquisa-intervenção como método condutor do presente trabalho. Serão desenvolvidos os conceitos de emoção, regulação e autoconhecimento através de atividades lúdicas como dinâmicas de grupo, exposição gráfica e confecção de materiais para identificar de que maneira as crianças entendem seus sentimentos e como lidam com isso, bem como auxiliá-los com a identificação das emoções, desenvolvendo estratégias emocionais visando o aprimoramento e regulação emocional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se que a partir da intervenção, os alunos possam exteriorizar suas subjetividades, compreender seus sentimentos e emoções, bem como utilizar da auto regulação como opção aos momentos de crise.

Palavras-chave: emoções, educação, psicologia


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