EDUCAÇÃO EMOCIONAL - PESQUISA-AÇÃO COM PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO

Gabriela Quilião Bicca, Jordana Couto da Rosa, Cássia osiane Machado Bartmann, Filipe Eduardo Streck Bundt

Resumo


INTRODUÇÃO: As emoções são uma parte fundamental das experiências humanas e

resultam da interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Trabalhar educação emocional, ou seja, a capacidade de pensar sobre as emoções, percebê-las e compreendê-las, bem como orientar sobre o uso de técnicas para regulação das próprias emoções, é essencial com os professores, pois contribui para prevenir os efeitos negativos do stress a que os docentes estão expostos diariamente. OBJETIVOS: Proporcionar um espaço de aprendizagem e troca com os professores de uma Escola Estadual de Cachoeira do Sul/RS, abordando questões relativas à educação emocional. METODOLOGIA: O procedimento adotado foi o de pesquisa-ação e os participantes foram 26 professores do Ensino Fundamental e Médio. A intervenção ocorreu na escola e se deu por meio de uma palestra sobre educação emocional, além de aplicação de um questionário e ficha de avaliação. RESULTADOS: Segundo a ficha de avaliação 61,54% dos participantes consideraram a intervenção muito boa. No final da palestra alguns participantes falaram que o encontro oportunizou uma maior socialização entre o grupo e que as informações trazidas foram bastante relevantes. Alguns colocaram como sugestão que a intervenção poderia se dar de forma mais intimista e que o formato poderia ser em roda de conversa, com um tempo maior, e com foco na prática das técnicas de relaxamento. CONCLUSÃO: A presente intervenção proporcionou aos participantes um espaço de autoconhecimento através da educação emocional, além de um momento descontraído de socialização entre os professores.

 

Palavras-chave: emoções, técnicas de relaxamento, intervenção.


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