INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES DE 3 ANO DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM TRANSIÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Catia De Oliveira, Dienifer Nunes Marques, Deise Agne Souza Leal Mohr

Resumo


Introdução: Ao estudar sobre como está o emocional dos jovens depois da pandemia, é importante entender que passamos por dois anos caóticos, onde tudo mudou, e após isso estamos vivendo em um “novo normal”, em que estamos constantemente nos readaptando ao mundo novamente, e lidando com as incertezas do dia a dia. Nesse contexto sabemos que a população em geral foi muito prejudicada, e percebemos a cada dia que as crianças e os jovens estão apresentando sintomas de ansiedade, depressão. Parte dos jovens abandonaram os estudos por não conseguirem ir até a escola estudar por conta da ansiedade, sem perspectiva de vida e os que lutam para conseguir um lugar no mercado de trabalho estão muito apegados aos seus responsáveis, além do grande estresse e ansiedade que passam por concorrer a uma vaga. Desenvolvimento: Foi realizada uma intervenção em grupo de 8 encontros, com jovens entre 16 e 22 anos, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens que estão no em busca da sua primeira colocação no mercado de trabalho. Considerações Finais: Apesar da dificuldade em conseguir participantes para o grupo e de desistências, entre os que se mantiveram, notamos uma evolução na comunicação e postura corporal, recebemos o feedback de que tínhamos contribuído muito não só para a vida profissional, mas também para a pessoal dos (as) integrantes.

 

Palavras-chave: intervenção em grupo, estudantes, mercado de trabalho.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.