PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E COMPETENCIAS SÓCIOEMOCIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES

Bianca Da Silva Oliveira, Cristiana Rezende Goncalves Caneda

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de uma intervenção sobre o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades sociais de professores na Apae de Cachoeira do Sul/RS. A demanda surgiu durante o estágio específico de processos institucionais do curso de Psicologia no segundo semestre de 2021. A intervenção contou com a participação de 17 professores atuantes e com formação na área educacional. Foi respeitada a decisão de alguns professores de não participar da intervenção, assim como daqueles que estivessem em processo de transferência para outras instituições. A intervenção ocorreu por meio de 4 encontros, quinzenalmente, com duração em torno de 1h, contando com 17 participantes. O primeiro encontro foi de apresentação, avaliação sobre o tema e interação dos participantes; o segundo começou com a apresentação das cinco principais competências socioemocionais e em seguida uma dinâmica de grupo; o terceiro encontro, retomou o trabalho anterior com desenhos e abrindo espaço para que os participantes falassem sobre essa experiência em grupo; e, por fim, o quarto e último encontro contou com uma avaliação da intervenção, por meio do feedback do grupo, proporcionando um momento de fala, compartilhamento e aprendizado. A intervenção atingiu o objetivo proposto a partir de um espaço de escuta e trocas entre professores sobre competências socioemocionais e habilidades sociais, por meio de reflexões sobre seus sentimentos, emoções e autoconhecimento.

Palavras-chave: competências socioemocionais, habilidades sociais, professores


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Multidisciplinar da Ulbra Cachoeira do Sul/RS