O PAPEL DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA (LAIP)

Bruno da Costa Behlke, Cássia Josiane Machado Bartmann, Deyse Colvello Ubatuba Félix, Gisele Marasini, Isadora Ferretti Gonçalves

Resumo


INTRODUÇÃO: O Laboratório de Avaliação e Intervenção Psicológica (LAIP) foi fundado no ano 2000 e constitui-se como um espaço de formação acadêmica, que proporciona aos estudantes do Curso de Psicologia o contato com a avaliação e intervenção psicológica junto à comunidade. DESENVOLVIMENTO: As atividades realizadas no estágio compreendem diversos campos da Psicologia, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Destaca-se, dentre as atividades desenvolvidas, as intervenções psicológicas realizadas especialmente com o público escolar, sendo abordados os seguintes temas: Setembro Amarelo, Outubro Rosa, regulação emocional, violência e bullying e orientação profissional. No primeiro semestre de 2023 foram realizadas um total de 14 intervenções, tendo sido atingido um público de aproximadamente 560 pessoas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através das atividades desenvolvidas no campo de estágio, percebe-se o quão relevante é a inserção da Psicologia junto à comunidade, de modo que esta aproximação proporcionada pelas atividades desenvolvidas pelo laboratório, associando os conhecimentos teóricos com a práxis, contribui para o crescimento acadêmico e preparação profissional de cada estudante. Além disso, a realização das intervenções também beneficia a comunidade que é atendida, na medida em que estas são pensadas e desenvolvidas a partir da demanda de cada local que nos procura.

 

Palavras-chave: estágio, intervenções, psicologia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA